18 de novembro de 2012

Livro: "Água para Elefantes" (Sara Gruen)

Oii meninas, acreditem se quiser, eu estou viva !
Eu sei que eu tô vacilando nesse tempão sem postagens, é que veio tudo de uma vez: falta de assunto, falta de inspiração, trabalhos escolares... Eu ainda gastei um tempão fazendo uma playlist pra sábado passado, ficou bem legal, mas aí me vem o Grooveshark e dá erro (aliás, as playlist's de sábado estão suspensas por um tempo, até o Grooveshark voltar)...

Mas pra não ficar na monotonia de sempre, hoje vai ter a primeira resenha do blog. Essa é uma tag que eu quero usar mais por aqui, pleo menos uma vez no mês, já que estou lendo bastante nesses últimos tempos.

Para estrear bem,um livro que terminei de ler à uns dois dias: "Água para Elefantes".


Título: Água para Elefantes
Autor(a): Sara Gruen
Páginas: 272SinopseDesde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

O Jacob de 90 anos (ou 93) foi o motivo pelo qual eu comprei o livro (além da capa e filme com o Robert Pattz, claro!). A minha mãe trabalhava numa casa de repouso e me contava histórias dos velhinhos de lá, e eu consegui ver cada um deles no Sr. Jankowski. Também imaginei a Rosemary (enfermeira do Jacob) como a minha mãe, foi engraçado!

Depois que o circo chega no bairro do Sr. Jankowski, ele começa a ter lembranças do tempo em que trabalhou no circo. É impossível não se comover com a história desse Jacob com 23 anos: a aflição de perder os pais, a casa, a clínica veterinária e todo o dinheiro, abandonar a faculdade durante as provas finais, pular em um trem em movimento (que não é um trem qualquer, é o esquadrão voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra). No circo, ele é humilhado de várias formas possíveis, faz amizade com Camel e alguns outros trabalhadores e divide o vagão com Walter (Kinko) um palhaço anão que não gosta muito de Jacob no início. Também se apaixona por Marlena, mulher de August (seu patrão) e cria um amor muito forte por Rosie a elefanta "burra" do circo, que irá sofrer muitos maus tratos nas mãos de August.

Os vilões são daquele tipo que dá vontade de entrar na história só para socar a cara. O primeiro é August, que no começo é um homem adorável e ajuda Jacob a entrar no circo, mas que vai se revelando mais tarde uma pessoa terrível e maltrata muito os animais. O segundo é Tio Al, o dono do circo. Esse sim se revela logo do começo um vilão, e faz coisas horríveis, como jogar trabalhadores doentes para fora do trem em movimento. Durante o livro, é difícil se decidir qual dos dois odiar mais.


Água para Elefantes desperta suas emoções, eu chorei pelo menos umas três vezes, mas recomendo mesmo a leitura. Ainda não vi o filme, mas quero ver em breve (apesar de achar que o livro SEMPRE é melhor que o filme).

E vocês já leram o livro ou viram o filme ? O que acharam ? COMENTEM !!
Beijos.


2 comentários:

  1. Adorei o filme, ja assisti !Seguindo seu blog.
    Siga meu blog = http://mariaclaradesign.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muuuito ler este livro *u*
    Amei seu blog flor,
    Se puder dá uma passadinha no meu blog, não irá se arrepender rs'
    http://raisaoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário será lido e retribuído com carinho. Não esqueça de deixar sua opinião, ela é muito importante para o blog. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...